Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

pêro monchique

Dia 17 de fevereiro, pelas 10 horas, será celebrado o Protocolo de Cooperação Institucional entre a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve),  e o Município de Monchique, com vista ao desenvolvimento e implementação de um projeto conjunto para a preservação e valorização do Pêro de Monchique como produto tradicional, através da instalação de um Campo de Demonstração e de uma Coleção de Pêro de Monchique que conterá uma réplica das diversas variedades existentes na Coleção instalada no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) da DRAP Algarve.

O protocolo será homologado pelo Secretario de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, presente na sessão online, onde serão intervenientes o Diretor Regional, Pedro Monteiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, contando também com a participação dos técnicos António Marreiros e Sónia Martinho, representantes de cada uma das entidades empenhadas na implementação do projeto.

A prospeção, recolha, preservação e caracterização dos Recursos Genéticos Vegetais Regionais tem sido uma prioridade da DRAP Algarve, complementada com o estudo agronómico e de adaptação desses recursos às condições edafo - climáticas locais, do importante património genético tradicional de fruteiras, onde se inclui o Pêro de Monchique.

No escopo das suas atribuições e da sua circunscrição territorial, cabe à DRAP Algarve incentivar ações e projetos de intervenção no espaço rural e de programas ou planos integrados de desenvolvimento rural.

Após um intenso trabalho da DRAP Algarve, de mais de uma década, na reinstalação, manutenção e caracterização de uma coleção de variedades tradicionais do Pêro de Monchique, instalados no CEAT após recolha na região de Monchique nos finais do séc. XX, o principal objetivo é agora, através da celebração deste protocolo, “devolver” a essa região e aí instalar um duplicado da coleção que preserva material genético único, cuja manutenção nesse território terá sido severamente ameaçada nos grandes incêndios do passado recente.

A instalação do campo de demonstração do Pêro de Monchique permitirá a recuperação de uma área agrícola inserida na zona envolvente ao Convento de Nossa Senhora do Desterro, um antigo convento da “Ordem Terceira Regular de São Francisco”, fundado em 1631, cuja importância para o concelho remonta ao desenvolvimento da atividade agrícola, com o incremento de técnicas agrícolas e de regadio, dinamizadas pelos monges franciscanos.

É intenção do município adquirir as restantes parcelas desta quinta de modo a reabilitar toda a zona envolvente ao Convento, devolvendo-lhe as funções agrícolas que outrora desempenhava. Esta iniciativa vem reforçar o efeito defensivo deste anel, criando um mosaico de gestão de combustível que permitirá aumentar a proteção da vila aos incêndios rurais.

Assim, este projeto conjunto de preservação e valorização do Pêro de Monchique traz uma oportunidade inquestionável para valorização deste produto tradicional.

Poderá assistir à sessão, em direto, a partir da página Facebook da DRAP Algarve.