Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

12.04.2024 | 
A CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas acolheu hoje a primeira Assembleia Geral do Comité de Cogestão para a pesca do polvo (Octopus vulgaris) na área do Algarve, que tem a missão gerir e monitorizar a pesca do polvo em toda a extensão de costa da região.
A sessão foi encerrada pelo Vice-Presidente da CCDR Algarve, I.P., Pedro Valadas Monteiro, que sublinhou a importância da pesca do polvo para a região, como uma prática enraizada nas comunidades piscatórias locais. É no Algarve que se encontra a maior frota nacional de âmbito local dedicada à pesca deste recurso, distribuída por 10 portos de registo e representada por várias associações de armadores, pescadores e organização de produtores.
O Comité de Cogestão para a pesca do polvo foi criado em março deste ano (Portaria nº 84/2024/1 de 06-03-2024), sendo a segunda pesca de molusco com este sistema de gestão em Portugal, depois da Cogestão da Apanha de Percebe na Reserva Natural das Berlengas em 2022.
Liderado pela ANP/WWF (Associação Natureza Portugal/World Wide Fund for Nature) em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve e o Environmental Defense Fund (EDF), o projeto ParticiPESCA, que originou o Comité, foi financiado pelo programa operacional Mar2020 e cofinanciado pela Fundação Oceano Azul.