REDE DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DA DRAPALG

Estação Agrometeorológica: Uma estação que forneça informação meteorológica e biológica para aplicações agrícolas e/ou biológicas.
Classificação das estações agrometeorológicas:
Estação agrometeorológica principal: Uma estação que forneça informação meteorológica e biológica detalhada simultânea  e onde se procede à pesquisa na área da agrometeorologia. O equipamento/instalações, o número e a freqüência das observações, nas áreas da meteorologia e biologia, e os meios humanos especializados são factores fundamentais nas investigações que visam dar resposta às questões de índole meteorológica na agricultura  são do interesse dos países ou das próprias regiões.

Estação agrometeorológica ordinária: Uma estação que forneça regularmente informação meteorológica e biológica simultânea e que permita ser equipada para ajudar na pesquisa de problemas específicos; de modo geral a programação de observações biológicas ou fenológicas estará relacionada com o regime climático local da estação.

Estação agrometeorológica auxiliar: Uma estação que forneça informação meteorológica e biológica. A informação meteorológica pode incluir valores da temperatura do solo, humidade do solo, evapotranspiração potencial, informação detalhada sobre a camada mais baixa da atmosfera; a informação biológica pode contemplar a fenologia, o início e a propagação de doenças das planta, etc..
Estação agrometeorológica para finalidades específicas: Uma estação preparada temporariamente ou permanentemente que fornece dados meteorológicos para áreas agrícolas específicas.
Estação automática: Uma estação em que os instrumentos produzam e transmitam ou gravem as observações automaticamente. A conversão para valores codificados (validação), se requerida, será executada na própria estação ou numa estação central (de edição).
(Segundo o “Manual on the Global Observing System  Vol.1 - PART III Surface-based subsystem” - WMO - Nº485, considerando: constituição, localização, constituição, equipamento, funcionamento, métodos de observação e integração nas redes.)

Clima e Tempo: Frequentemente ocorre confusão conceptual entre clima e tempo, duas grandezas que se distinguem, designadamente, pelo espaço temporal de referência. Numa simplificação de abordagem poderá dizer-se que o estado de tempo refere-se ao conjunto das condições meteorológicas num dado local, designadamente a temperatura e a humidade do ar, a precipitação, a nebulosidade, o vento e à sua evolução no a dia a dia. Por seu lado o Clima poderá traduzir-se pelo conjunto de todos os estados que a atmosfera pode ter num determinado local, durante um tempo longo, mas definido. Este intervalo de tempo durante o qual podemos dizer que existe um determinado tipo de clima é escolhido como “suficientemente longo”, em geral 30 anos.
(Conceito publicado na página Web do IM - Instituto de Meteorologia / Portugal)


< Voltar