REDE DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DA DRAPALG

Historial
A DRAALG teve em funcionamento, de 1978 a 2002, uma Rede de Estações Meteorológicas Convencionais (EMC´s), a qual começou por ser constituída por 13 estações. Ao longo dos anos e de acordo com as mais variadas necessidades e modificações a nível agronómico da região algarvia, esta rede foi sendo alterada, tanto em número de estações como na sua localização, sendo que no ano da sua desactivação, contava apenas com 8.
Através da área da protecção das plantas, iniciou-se o processo de reconversão das EMC's por Estações Meteorológicas Automáticas (EMA's). As primeiras EMA's (2), foram instaladas em 1997, sendo a rede neste momento constituída por 13. A remodelação da rede só foi possível através do recurso a fundos de investimento oriundos de vários programas/projectos, financiados pela EU.
A escolha dos locais para instalação das estações teve em consideração os seguintes aspectos: índice cultural, actividade citrícola, representativa da zona envolvente, cobertura da região do Algarve, cultura predominante, relevo ou orografia, soliticitação de dados, local estável, propriedade vigiada.
A rede de EMA's tendo como principal objectivo a obtenção de dados que possam responder às questões técnicas relacionadas com a agricultura, é considerado um serviço de utilidade pública que se encontra numa fase de consolidação das estruturas, equipamentos, pessoal habilitado para dar a devida manutenção e conservação, e divulgação da informação obtida, para os sectores interessados, agrário e sociedade civil.

 

Constituição

A estação meteorológica automática é constituída por um mastro, no qual estão instalados: o painel solar, a caixa ambiental que alberga o equipamento de processamento/armazenamento (DataTaker DT50) e os circuitos de alimentação, comunicação e protecção, e os vários sensores:
Sensor de temperatura e humidade relativa do ar: SKYE SKH 2012 / SKYE SKH 2013 / THIES 1.1005.54.000
Sensor de precipitação: ENVIRONMENTAL ARG 100/EC
/ PRONAMIC 300023-20
Sensor de radiação solar global: SKYE SKL 2650 / SKYE SKS 1110 / KIPP & ZONEN SP LITE
Sensor de velocidade do vento: THIES SMALL MODEL 4.3515.30.000
Sensor de direcção do vento: THIES SMALL MODEL 4.3124.30.018
Sensor de humectação: SKYE SKLW 1900/I
Sensor de temperatura no solo / superfície (relva): SKYE SKTS 300
Sensor de evaporação: transmissor ultrasónico - THIES 6.1432.10.041 (em tina evaporimétrica)


As EMA's estão protegidas com cercas metálicas de 2,0 metros de altura, tendo este espaço uma área de 25 m2.
Todos os sensores estão instalados a cerca de 1,60m, à excepção dos do vento, que se encontram a 2,00m de altura (de acordo com a vegetação predominante e as recomendações da Organização Mundial de Meteorologia – OMM).

 

Funcionamento

O processamento da informação inicia-se com as leituras pré-programadas, efectuadas pelos vários sensores (a cada 10 segundos), estes valores são submetidos a relatórios estatísticos horários e diários com cálculos de carácter agrometeorológico, os quais são armazenados na EMA. A recolha diária automática é executada pela estação central localizada nas instalações da DRAPALG em Faro / Patacão. Finalmente procede-se à sua validação, cópia de segurança e disponibilização.
As manutenções periódicas e correctivas são asseguradas por técnicos habilitados da DRAPALG. Executam-se acções de conservação de equipamento, verificações, testes de diagnóstco, reparações, substituições, calibração de alguns sensores e reprogramações do sistema de aquisição de dados.

 

< Voltar