Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

video

Segundo dados do INE, em 2019 estavam registadas 1265 empresas de aquacultura em Portugal. A Aqualvor é um desses exemplos que reflete a dinâmica e investimento da região sul do país na área da biologia marinha.

No novo episódio da série “Mudar para Melhor”, Fátima Lopes vai à descoberta de um Algarve que é mais do que sol e mar, é hoje um destino rico em projetos de investigação e preservação da biodiversidade, que dão emprego a jovens biólogos através da aposta na aquacultura.  

A produção resultante da aquacultura em 2019 registou um aumento de 15% face ao ano anterior. Um total superior a mais de 14 mil toneladas que colocam Portugal no mapa desta atividade que traz inúmeras vantagens, quer ao nível da segurança alimentar, quer como alternativa para sustentar as necessidades da população no consumo de peixe.  

Não é por acaso que Portugal é o país da Europa que mais consome peixe, com cerca de 60 kg/per capita. Uma história com milhares de anos ligada ao mar que levou Fátima Lopes a descobrir como os jovens especializados em biologia encontram hoje no nosso país excelentes oportunidades de carreira profissional.  

Um testemunho contado na primeira pessoa pela Aqualvor, um dos mais de 290 projetos que contam com o apoio do Programa Mar 2020 na aquisição de tecnologia que permite a investigação científica e de equipamentos inovadores que melhoram a eficiência energética, num investimento total de 140 milhões de euros.  

Descubra esta história de sucesso que se esconde na ria do Alvor no 4º episódio da série “Mudar para Melhor” do Empower Brands Channel, no YouTube.