Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

CARTAZ Cravos de Abril 2 

 

De Tavira para Lisboa e de Lisboa para a História de Portugal

Todos sabem que os cravos são o símbolo da Revolução de 1974, que marcou o fim do Estado Novo e trouxe a democracia a Portugal. Distribuídos naquele dia aos militares, perduram nas fotografias e cartazes e são símbolo de Liberdade até hoje. O que muitos não sabem é que foi no Posto Agrário de Tavira que nasceram e foram criados a maioria dos ‘Cravos de Abril’, que marcam a História de Portugal.

A história é agora dada a conhecer pela Associação Ecotopia Activa e pelos ‘Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira’ no vídeo ‘Cravos de Abril’, desde a plantação até à distribuição por Lisboa e que conta com um testemunho na primeira pessoa de quem cuidou desses históricos cravos. “Os primeiros craveiros foram para o meu estágio”, recorda a Eng. Guilhermina Madeira, que começou a trabalhar no Centro de Experimentação Agrária em 1966, numa época em que o espaço era uma estação experimental de floricultura e horticultura. E sete anos depois, em junho de 1973 estava a fazer as plantações dos craveiros que viriam a dar os cravos de abril do ano seguinte.

E tal como há 50 anos, os cravos vermelhos voltaram a ser plantados no Centro de Experimentação Agrária, agora pela mão de voluntários e num dos talhões das hortas comunitárias, mas sempre sob o olhar atento da Eng. Guilhermina. “Nós mandávamos à consignação para um distribuidor para Lisboa”, continua, acrescentando que seguiam para o Mercado 24 de Julho. Era aí que as vendedoras se abasteciam para revender. “ Mandámos naturalmente as flores, o destino que depois elas tiveram, nem fazíamos ideia”, recorda Guilhermina Madeira, desconhecendo àquela época que foi das mãos de Celeste Caeiro que surgiu o ato extraordinariamente simbólico dos últimos 50 anos.

Depois de meses de cuidados, os cravos estão novamente prontos para viajar desde Tavira até Lisboa, recriando a viagem temporal e dando novamente forma aos valores conquistados a 25 de abril de 1974 e para a História de Portugal.

Para assinalar o acontecimento, é promovido um evento de apresentação do vídeo 'Cravos de Abril' no dia 1 de Março de 2024 no Auditório/Biblioteca do CEAT - Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no qual se convida todos os cidadãos a participar.

O evento tem início pelas 15h30 e conta com uma visita às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira. As Coleções caracterizam-se pelo elevado interesse patrimonial e cultural, que além de serem na sua maioria únicas no País, são representativas da paisagem típica. A visita tem como objetivo divulgar o trabalho de prospeção, preservação e caracterização que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de décadas, neste espaço que foi também o local de implementação e experimentação dos cravos do 25 de Abril. De seguida, convida-se os participantes a conhecer um pouco da história deste local emblemático da cidade, de Tavira e da Agricultura, na exposição 'Posto Agrário de Tavira (1926-1974)'.

O trabalho expositivo e de desenvolvimento desta exposição e do livro de Ignácio Pereda com o mesmo tema, realizados pela DRAP Algarve, recentemente integrada na CCDR Algarve I. P., estão na génese desta "descoberta" da origem dos cravos do 25 de abril.

A estreia do vídeo ‘Cravos de Abril’ acontece pelas 17h30 e conta com a intervenção de convidados muito especiais: Dr Mário Júlio Simões Teles - Capitão-de-Mar-e-Guerra e representante da Associação 25 de Abril; Eng. Guilhermina Madeira - protagonista do vídeo; Drª Carolina Caeiro Fontela - neta de Celeste Caeiro; Dr Ignacio García Pereda - Historiador; Drª Ana Paula Martins -  Presidente da Câmara de Tavira; Dr Pedro Valadas Monteiro - Vice-Presidente CCDR Algarve I.P.| Agricultura e Pescas. Haverá ainda espaço para um momento de participação do público presente.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Ecotopia Activa e pelos “Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira” e conta com a colaboração da Associação 25 de Abril e o apoio da CCDR Algarve I.P.| Agricultura e Pescas e do Município de Tavira.

 

Consulte aqui o  Programa