Saltar para os conteúdos

LIGAÇÕES ÚTEIS     MAPA DO SITE     facebook

Revitalgarvehorizontal 01 1

O Centro de Experimentação Horto - Frutícola do Patacão / Polo de Inovação de Faro acolhe no próximo dia 11 de março, pelas 10 horas, uma Ação de Divulgação sobre Agricultura Biológica, no âmbito do Projeto Revitalgarve - Revitalização de zonas rurais do Algarve: resiliência e inovação na criação de sistemas alimentares territoriais, financiado ao abrigo do PRR.

Visitas previstas no programa:

A visita ao Ensaio de Favas integrado no Programa de Agricultura Biológica (AB) do Projeto do Polo de Inovação de Faro (PRR), tem como objetivos principais, comparar a produção de 10 variedades de fava, nomeadamente variedades tradicionais e a sua adaptação à AB e às condições edafo-climáticas da região do Algarve, bem como monitorizar as pragas, doenças e auxiliares da cultura, neste modo de produção. O ensaio foi instalado/semeado em 14/11/2023, com um delineamento experimental de blocos casualizados, com 10 tratamentos, correspondendo estes ao número de variedades utilizadas. Cada tratamento tem 3 repetições (3 linhas de ensaio, com 30 plantas cada), com um compasso de 0,80m X 0,2m (densidade de plantação de 6,25 plantas/m2).

A visita ao Ensaio de Citrinos (Laranjeira Lane Late e Tangerineira Ortanique) em Agricultura Convencional (AC)/Agricultura Biológica (AB), tem como objetivo, demonstrar a viabilidade técnica do cultivo biológico de citrinos segundo as práticas culturais autorizadas em AB (bem como monitorizar as pragas, doenças e auxiliares destas culturas), comparando-as com a AC. Trata-se de um ensaio cujos porta-enxertos (de Citranjeira Carrizo), foram instalados/plantados em 04/06/2014, num compasso de 6m X 4m. As plantas têm rega localizada, tendo as de AB tela na linha, para controlo de infestantes.

A entrada é livre.

 

Consulte aqui o programa: