Saltar para os conteúdos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) marcou presença na Feira dos Frutos Secos de Alcantarilha, que decorreu de 5 a 7 de setembro, reforçando a importância da valorização dos produtos locais e do setor agrícola na dinamização económica e cultural do território.


Neste contexto, o Eng.º Miguel Mota e Costa, Diretor de Serviços da Unidade Agroalimentar e Desenvolvimento Rural da CCDR Algarve, aproveitou a oportunidade para destacar temas estruturantes, relevantes não apenas para a agricultura, mas também para o desenvolvimento regional. Destacou a relevância do Pomar Tradicional de Sequeiro na região, sublinhando a grande dispersão e reduzida dimensão das parcelas, e frisou ser essencial a organização da produção e a valorização dos produtos, razão pela qual a estratégia regional – prevista no Plano de Ação do Sistema Integrado de Fogos Rurais do Algarve – inclui iniciativas que visam aumentar a valorização económica, ambiental e social deste setor. Entre estas ações está a colaboração com a AGRUPA – Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL, no processo de recuperação do seu reconhecimento como Organização de Produtores (OP), bem como o apoio à concretização da certificação IGP Alfarroba do Algarve.

Aproveitou ainda para divulgar o projeto Revitalgarve, desenvolvido pela CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas, em parceria com várias entidades, que pretende revitalizar as zonas rurais do Algarve através da organização do sistema alimentar territorial e da criação de uma Rede de Produtores Locais (RPLA), com foco na sustentabilidade, diversificação da economia e fortalecimento das cadeias curtas de alimentos.