O auditório do Patacão da CCDR Algarve I.P. - Agricultura e Pescas acolheu, no dia 15 de outubro, uma sessão de sensibilização com prova de conhecimentos sobre “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos”, com o objetivo de atribuir o Cartão de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos aos agricultores que já tivessem 65 anos na entrada em vigor da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril.
A formação foi ministrada por técnicos da CCDR Algarve I.P. - Agricultura e Pescas e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária - DGAV, incidindo na redução de riscos e efeitos da utilização destes produtos, sublinhando que devem ser “o último recurso de proteção”. Foram também abordados outros meios de luta para reduzir a dependência do uso de fitofarmacêuticos, mantendo a viabilidade económica da produção agrícola e garantindo um controlo eficaz dos inimigos das culturas, com impacto positivo na saúde humana e no ambiente.
Recorde-se que o Cartão de Aplicador é válido por 10 anos e renovável por igual período. Pode consultar todas as informações sobre esta matéria em DRAPALGARVE - Produtos Fitofarmacêuticos.