No Dia Mundial da Alimentação, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) reforça o compromisso com uma alimentação justa, solidária e sustentável.
Através do protocolo com o Banco Alimentar Contra a Fome Faro e do programa da HORTA SOLIDÁRIA instalada no polo da Agricultura e Pescas (Patacão), a CCDR Algarve contribui para apoiar quem mais precisa e ajuda a promover práticas agrícolas responsáveis. O programa promove a integração de pessoas em risco de exclusão, bem como o voluntariado de jovens das escolas da região. A produção de hortícolas da época, em “agricultura biológica”, permite melhorar a qualidade alimentar e nutricional, com base na dieta mediterrânica, dos cabazes das famílias carenciadas do Algarve.
O Dia Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), tem como foco principal garantir o direito humano à alimentação adequada e promover sistemas alimentares sustentáveis e solidários.
Em 2025, ano em que celebra também o seu 80.º aniversário, a FAO destaca o tema “De mãos dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor”, enfatizando, entre outros focos, a produção sustentável e o acesso equitativo aos alimentos, reforçando a importância da colaboração multissetorial para a transformação dos sistemas agroalimentares.
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação de 2025, o Banco Alimentar contra a Fome do Algarve irá distinguir hoje, dia 16 de outubro, as melhores cozinheiras do setor social da região.
O evento terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, pelas 19h30, e encerra a primeira edição do concurso Missão D’Chef, criado com o objetivo de valorizar e distinguir as profissionais de cozinha das IPSS algarvias que, com dedicação e criatividade, preparam refeições para instituições de apoio social, contribuindo para a segurança alimentar e o apoio às famílias mais vulneráveis da região.