Saltar para os conteúdos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizou, no dia 12 de novembro, a iniciativa “Viagem pela Ria Formosa”, integrada na Semana do Mar 2025, promovida pelo Ministério da Agricultura e Mar e que culmina a 16 de novembro, no Dia Nacional do Mar, celebrado desde 1994, ano em que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). A partida teve lugar no Cais de Olhão, conduzindo os participantes até à Culatra para um contacto direto com um dos ecossistemas mais ricos e sensíveis do país.

A iniciativa contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, que assume o Mar como uma prioridade estratégica deste Governo. Estiveram também presentes o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, o Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário e o Vice-Presidente, Pedro Valadas Monteiro. A iniciativa reuniu ainda o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Calé, e o Presidente da Câmara Municipal de Faro, António Pina, e o Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), José Ângelo Guerreiro da Silva.

Durante a “Viagem pela Ria Formosa”, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a biodiversidade e os ecossistemas desta área protegida, acompanhados por especialistas do IPMA, do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) e da Associação de Moradores da Culatra. Ao longo do percurso, foram apresentados os projetos de investigação e conservação em curso, abordando temas como a sustentabilidade, a proteção da biodiversidade, a adaptação às pressões climáticas e humanas e a importância da aquicultura para a economia local e nacional.

A Ria Formosa continua a afirmar-se como o principal eixo da aquicultura no Algarve e como um dos motores da produção nacional de bivalves. A produção aquícola nacional em 2020 foi de 20.872 toneladas. Em 2022, a produção regional correspondia a 57% da produção nacional em aquicultura e a mais de 90% da produção de bivalves no país.

O presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, que apresentou o tema “Financiamento das obras de reabilitação da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) e do edifício-sede”, sublinhou a relevância dos investimentos programados para reforçar a capacidade de investigação e apoio ao setor aquícola. Este é um projeto aprovado no âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030, com um custo total de investimento de 1 500 000,00€.

A Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), integrada no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é uma infraestrutura científica e tecnológica única a nível nacional, dedicada ao apoio à investigação e inovação nos setores da aquacultura e biotecnologia marinha. O projeto apoiado com fundos europeus da coesão visa a sua ampliação e modernização, para reforçar a capacidade de resposta ao setor da aquacultura, integrando estratégias de descarbonização e eficiência energética, o uso de energia renovável e a redução da pegada de carbono, contribuindo também para o reforço da ciência aplicada, parcerias empresariais e inovação, promovendo a sustentabilidade e resiliência climática, consolidando a EPPO como referência na Aquicultura e na Economia Azul.

A Semana do Mar prossegue com diversas iniciativas dedicadas à investigação, à economia do mar e à sensibilização para a preservação dos ecossistemas marinhos, reforçando a importância do conhecimento científico e da gestão sustentável dos recursos.