Saltar para os conteúdos

A cultura do pimento (Capsicum annuum L.) ao ar livre, é tradicionalmente uma cultura de primavera/verão, cultivada no Algarve, normalmente em hortas familiares. Trata-se da principal espécie de pimento produzida na região e inclui as variedades de pimentos doces, que ocupam um lugar de destaque na alimentação nacional. No Algarve, são amplamente consumidos nas tradicionais e típicas saladas da nossa Dieta Mediterrânica, crus ou assados, bem como noutros pratos tradicionais, como as caldeiradas e cataplanas.
Dada a sua importância nos hábitos alimentares das populações da região, tem uma importante posição nas rotações culturais utilizadas. Assim e no âmbito dos trabalhos que se têm vindo a desenvolver na área da Agricultura Biológica (AB), foi instalado um ensaio com 3 variedades ao ar livre, no Centro de Experimentação Hortofrutícola do Patacão, (CEHFP), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I. P./Agricultura e Pescas (CCDR Algarve), no âmbito do Projeto PRR do Polo de Inovação de Faro (C05-i03-P-000038), com os seguintes objetivos principais:

  • comparar a produção das 3 variedades e a sua adaptação à AB e às condições edafo-climáticas da região do Algarve;
  • monitorizar as pragas, doenças e auxiliares da cultura.

O ensaio foi plantado a 28 de maio de 2025, com um compasso de 80 cmX40 cm. Tem 4 repetições e 25 plantas por cada parcela/repetição. As plantas foram produzidas num viveiro da região, com certificação para a produção de plantas em AB.
Este ensaio, sob responsabilidade dos técnicos da CCDR Algarve, António Marreiros e Sandra Germano, iniciou a sua fase de colheita em 5 de agosto de 2025. Até à data, não foram registados problemas significativos relacionados com pragas ou doenças, observando-se, no entanto, alguns frutos com queimadura solar e com sintomas de podridão apical.